CURTIR

segunda-feira, 23 de julho de 2012

O ANONIMATO - Princípio Básico Espiritual

 

 

Quem está realmente interessado no trabalho Espiritual, tem como ideal o anonimato. Procura por todos os meios livrar-se das glórias da popularidade ou da fama. Tem, sem nenhuma dúvida, que resistir a tentação do orgulho e da vaidade que traz consigo, porque sua preocupação é a obra que está realizando. Não busca atrair atenções para si, nem tampouco promoção pessoal. O objetivo é o de "Realizar-se a si mesmo", trabalhando para o bem dos demais, desinteressadamente. O egoísmo cede seu lugar a um amplo altruísmo. A humildade mata a personalidade exibicionista, e dá à luz uma existência autêntica e profunda. Nasce daí um Amor gratuito. Não procura só fazer o bem, torna-se bom, porque do bom só emana o bem.

No exercício do anonimato o que importa é a verdade por si mesma e a humildade de quem a expressa, como o calor que envia o sol, por graça de seu criador. O Anonimato é o alicerce espiritual de todas as Tradições (orais ou escritas). É a sua substância espiritual por excelência.

O Anonimato é a humildade na prática de fazer coisas pelos outros; esforçando-se para que ninguém saiba do sacrifício. É, portanto, urna combinação de sacrifício e humildade. O resultado é a felicidade interior - o mais sublime dos estados de espírito.

O Anonimato deixa de ser o "Sacro-Ofício" e desaparece a humildade, se houver busca de recompensas ou pagamentos, e, passa a ser uma "Transação" de favores interesseiros e promocionais.

Tudo isso nos ensina, que a prática do anonimato nada mais é que: "A humildade em pleno Serviço".

 

Por NELSON F.        Colaboração, Grupo Carmo Sion de AA

Nenhum comentário:

Postar um comentário