CURTIR

quinta-feira, 5 de julho de 2012

SÉTIMO PASSO


7º PASSO
"Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições"
Este Passo inicia-se com uma palavra chave para o nosso processo de recuperação: HUMILDADE.
Uma das palavras de nossa língua com a qual perdemos um grande tempo tentando explicá-la e nunca conseguimos devido à grande dificuldade em praticá-la.
Desde criança recebemos direcionamentos para sermos o melhor, o mais bonito, o mais capaz e quando o fazemos nos colocam num pedestal e nos inflam o ego.
Geralmente encontramos grande dificuldade para analisar nossas imperfeições, pois é muito cômodo culpar os outros e essas imperfeições são a causa do nosso deficiente relacionamento.
Quando por necessidade somos obrigados a nos retratar chamamos a isto de renúncia e nos orgulhamos de nossa atitude.
Este Passo nos traz uma novidade: - o não exigir e sim pedir. Nossos defeitos são sempre alimentados pelo medo de perder ou não conseguir algo que consideramos essencial para nossa felicidade.
Sabemos que alguns de nossos defeitos dependem só de nossa própria vontade para serem corrigidos: - mentimos porque queremos ou gostamos; fofocamos, agredimos com palavras e atitudes, somos donos da verdade, somos impacientes, procrastinamos, somos falsos, etc. porque nos acostumamos a isso e disso tudo podemos nos livrar adotando novas atitudes.
Existem, porém problemas que são mais graves, pois são inerentes à nossa personalidade. Quando perdemos o controle erramos instintivamente e o posterior arrependimento nada resolve ou ainda piora a situação. Deste descontrole somente Ele nos pode oferecer condições de nos livrarmos.
Analisando friamente o assunto em minha vida constatei que tenho que fazer alguma coisa, pois todo o descontrole parte de uma situação perfeitamente controlável.
Sem me dar conta, inicio um processo que pouco a pouco alimenta a neurose que me domina e só termina quando explodo e, normalmente esta explosão tem que atingir alguém que culpo por aquele meu estado, pois adoro ser vítima. Através da prática deste Passo venho conseguindo paz interior, tranqüilidade e sobriedade, que dependem muito da minha capacidade de ser equilibrado e responder aos problemas com atitudes dentro de uma faixa de reações emocionais normais.
Venho conseguindo este novo modo de viver trilhando a proposta dos Doze Passos de A.A. e freqüentando as reuniões do Grupo, onde encontro cumplicidade e calor humano.
Do próximo Passo em diante vou me preparar para um mundo que será sempre o mesmo: - eu é que deverei ser diferente.
Fui excluído por ser diferente de uma forma negativa e agora, a inclusão vai depender de mim, que eu seja mais uma vez diferente, porém de maneira positiva.
Érico-SP - Revista Vivência - 117 - Jan./Fev.2009 -  Grupo Carmo-Sion de A.A. (Alcoólicos Anônimos) - Belo Horizonte / MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário